Lazer

Floresta da Tijuca


Uma excelente dica de passeio para quem quer entrar em contato com a natureza é a Floresta da Tijuca. Localizada no coração da cidade, fazendo fronteira com vários bairros cariocas, a Floresta é apenas uma das partes que compõe o Parque Nacional da Tijuca. Plantada a mando de D. Pedro II em 1861, após anos de desmatamento intenso e plantio de café, ela recebeu uma reconstituição da cobertura vegetal feita com espécies nativas, uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.

No século XX, Raymundo Ottoni de Castro Maya em parceria com o arquiteto Vladimir Alves de Souza e o paisagista Roberto Burle Marx recuperaram a floresta, cujas principais atrações são a Cascatinha, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, o Barracão, Gruta Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e Açude da Solidão.
   Dentro da Floresta foram construídos restaurantes em antigas instalações de fazendas cafeeiras. A idéia de transformá-la em área de lazer foi do Barão Gastão d’Escragnolle, segundo administrador da floresta, com o auxílio do paisagista Augusto Glaziou.
   Atualmente há sete acessos principais em distintos pontos da floresta. Para Paula, apesar dos problemas, a visita ainda é válida: “O importante é curtir o visual e aproveitar a natureza, algo difícil em meio ao caos do Rio”

trecho retirado do site: http://popturismo.wordpress.com/2006/11/